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Guia de Posturas

Postura:

Muitas de suas dores têm causas simples, relacionadas à sua postura. Desvios na coluna vertebral, dores e inflamações nas articulações, dores crônicas ocasionadas por movimentos repetitivos são apenas alguns exemplos de problemas que surgem devido à má postura e que, como passar do tempo, prejudicam seriamente nossa capacidade de trabalhar, executar os mais simples afazeres diários e, muitas vezes, podem até mesmo levar a total incapacitação.

Felizmente você pode prevenir o aparecimento desses problemas, e de suas dolorosas conseqüências, seguindo e aplicando no seu dia-a-dia dicas simples de como manter uma boa postura corporal nas mais diferentes atividades. Apresentaremos, de Forma ilustrada e resumida, algumas dessas preciosas dicas de boa postura. Temos certeza de que elas serão de grande utilidade para você.

Sentado

Quando estiver sentado, procure não ficar com os ombros caídos para frente.


A cadeira com encosto reto ajuda a manter a coluna reta, evitando assim dores.


Nas figuras A e B, mostradas abaixo a posição das pernas proporciona uma pressão inadequada na região das coxas. Caso a cadeira seja alta, use um apoio levemente inclinando para os pés (fig C).


Postura Correta.


Não deixe os pés pendurados no ar ao sentar-se. Se ecessário, use um apoio.


Se você trabalha muitas horas sentado, procure alternar ficando alguns minutos por dia em pé.


Sentar-se em cadeira muito baixa ocasiona dores nas costas.


Sentar-se

Ao sentar-se, procure não curvar a coluna, e nem deixar os pés paralelos, como é mostrado ao lado.


O correto é sentar-se mantendo sempre a coluna reta, num ângulo de 90º, colocando um pé para frente e outro para trás.



Subir Escadas :

Nunca suba escada com a coluna inclinada para a frente.


O modo correto de subir uma escada é com a coluna ereta e o pé completamente apoiado no chão.



Abaixar-se :

Ao Agachar-se para colocar um objeto no chão, incline levemente a coluna para a frente, mantendo a mão que está livre apoiada no joelho da perna que estiver flexionada à frente. Os ombros devem estar para trás em relação ao joelho que estará dobrado.

Erguer Peso :

Ao abaixar-se para erquer qualquer objeto do chão, flexione os joelhos e mantenha a coluna sempre reta. O peso deve ficar o mais próximo possível do tronco.


Nunca abaixe para pegar um objeto dobrando simplesmente a coluna, sem flexionar os joelhos.

 

Agachar-se :

A postura mostrada na ilustração “a” leva à acentação da cifose (corcunda), provocando uma sobrecarga da coluna.
Cotidiano :

Deitado :

Colchão muito duro não é indicado, pois a pélvis fica muito reta e coluna fica “torcida” durante a noite toda.


Colchão muito macio também não é recomendado, uma vez que a coluna também fica “torcida“ porque não há uma sustentação eficiente para os ossos da região da bacia.


Procure dormir sempre de lado, com um travesseiro não muito macio, na altura do ombro, em um colchão de estrafo firme, mas com uma camada superior macia.


Ao deitar-se prefira sempre um travesseiro que fique na altura de seus ombros.


Também e aconselhável colocar um travesseiro ou almofada entre as pernas, na altura dos joelhos.


Melhor posição para relaxamento :

Carregoar Peso :

Não carregue, em nenhuma hipótese, peso na cabeça. Essa práé extremamente prejudicial, pois pressiona os discos da coluna cervical, levando-os à degeneração.


Cuidado, evite flexões e torções na coluna. Divida o peso proporcionalmente dos dois lados.


Preste bastante atenção às condições do piso antes de carregar qualquer peso, para evitar tropeções, escorregões ou torções.

Cuidados :

Não faça torções excessivas de tronco ao atender o telefone.


Não coloque objetos sados ou documentos vetas muito baixas, que estejam próximas ao piso.


Procure não fazer movimentos repetitivos durante a jornada de trabalho.


Prefira sapatos de salto baixo para andar e trabalhar.


Respire fundo e prenda a respiração antes de levantar qualquer peso. O aumento adicional de pressão no abdome diminui a pressão nos discos da coluna.

Pratique, pelo menos 3 vezes por semana alguma atividade física.


Faça sempre que possível exercícios de aquecimento ou com movimentos contrários àqueles que você realiza comumente no seu trabalho.


Ao vestir a calça, sente-se antes numa cadeira, como mostra a
ilustração à esquerda. Ao vestir a calça de pé, há uma grande sobrecarga a coluna.

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